segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OBRAS EM COARI



Na tarde de ontem, uma equipe formada pelos secretários de Obras Cleumir Denys, de Terras e Habitação, Irley Guimarães, de Planejamento, Josinaldo Linhares, Institucional, Aldervan Souza Cordovil e técnicos da Semosp, estiveram visitando a área do Conjunto Nazaré Pinheiro nas proximidades do Centro de Eventos, onde serão construídas 280 casas populares, financiadas pela Caixa Econômica Federal.

Secretarios visitam o local onde será constríudo as 280 casas populares

De acordo com a secretária de Terras e Habitação, Irley Guimarães, o recurso para construção das casas é proveniente de fundo perdido. “já foi liberada a primeira parcela do recurso para construção de 280 casas populares, a construtora Paricá LTDA está aguardando somente o serviço de terra Planajem, que é a contrapartida do município, para iniciar a obra” comenta a secretária.
O proprietário da empresa Construções e Serviços Gerais LTDA ( Conserge ), que irá realizar o serviço de terra planajem, João Fábio Sobrinho, acompanhou a visita a fim de verificar as condições do terreno para dar início aos trabalhos.
Segundo a secretária de Terras e Habitação, Irley Guimarães, o único empecilho no momento são algumas famílias que estão assentadas ilegalmente no local. Segundo a secretária, já foram realizadas visitas a essas famílias, pela equipe de assistentes sociais da secretaria. Foram registradas 16 casas, foi feito o diagnóstico das famílias que não possuem moradia própria, das 16, dez não tem onde morar e foram contempladas com aluguéis pagos pela prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social. Essas famílias já estão incluídas no programa. As demais correspondem a pessoas que já possuem moradia própria, estando, portanto em situação irregular.
“ Essas pessoas foram notificadas e tiveram um prazo de 60 dias para desocupar a área e até o momento não desocuparam, por isso nós estamos novamente visitando o terreno, já com o representante da empresa que vai dar início aos trabalhos de terra planajem e conversando com essas pessoas a fim de que possamos dar início a construção dessas 280 casas sem maiores problemas” comenta a secretária.
Esta primeira etapa de construção de 280 casas populares faz parte do programa habitacional da prefeitura de Coari que pretende atender às famílias que não tem moradia própria. Aquelas que tiveram suas casas destruídas pela enchente do ano passado e que estão em abrigos improvisados como o Ginásio Municipal Alberto da Luz, o Tanta, localizado na estrada Coari-Mamiá, como também aquelas que vivem em locais de risco ou nas encostas de igarapés.
“A preocupação maior do governo é resolver o problema emergencial que é assentar de forma regular e organizada as famílias que perderam suas casas e aquelas que não tem moradia própria, o projeto visa proporcionar ao cidadão coariense uma moradia digna, em local adequado, urbanizado, com saneamento básico e assim tentar resolver o problema dessas invasões de terras que vem acontecendo no município” comenta Aldervan Souza Cordovil, secretário Institucional De acordo com dados da secretaria de Assistência Social, o déficit habitacional do município

Fonte: Portal Coari

Um comentário:

Anônimo disse...

Cleumir meu amigo, confio em você e na sua competencia vc merece estar onde estar agora, meu amigo so te peço uma coisa não se venda e nem faça parte dessa sujeirada toda, vc tem um nome azelar, bom trabalho e trabalhe para mudar a vida dos coarienses