quarta-feira, 27 de maio de 2009

Inscrições do ProUni começa nesta quarta feira



Os estudantes deve fazer as incrições pela internet

Os estudantes interessados em participar do Programa Universidadespara Todos (ProUni) podem começar a se inscrever a partir desta quarta-feira.

De acordo com a Portaria n.º 5, publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União, as inscrições referentes ao segundo semestre de 2009 serão feitas em duas etapas,exclusivamente pela internet, no endereço eletrônicohttp://portal.mec.gov.br/prouni.

O prazo é até o dia 5 de junho para a primeira etapa, e do dia 20 de julho a 24 de julho para a segunda.

O ProUni é um programa do governo que concede bolsas de estudos integrais e parciais para os estudantes de baixa renda. Os beneficiados podem realizar cursos de graduação, instituições privadas de educação superior e seqüências de formação especifica.

Os estudantes precisam ter alcançado uma boa nota no Enem e também comprovar renda  familiar de até três salários mínimos

BRASÍLIA - A edição do segundo semestre de 2009 do Programa Universidade para Todos (ProUni) oferecerá 91,2 mil bolsas para alunos carentes em cursos privados de ensino superior. As inscrições começaram nesta quarta-feira (27) e vão até 5 de junho. Do total, 57 mil são bolsas integrais e 33 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Para participar, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista integral. O benefício também é estendido a pessoas com deficiência e professores da rede pública. Para concorrer, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008.

As bolsas integrais são reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por membro da família. As bolsas parciais podem ser pleitadas por candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395) per capita.

Nesta edição, o processo de seleção dos bolsistas vai ocorrer em duas etapas. Até 15 de julho, o Ministério da Educação (MEC) vai pré-selecionar e divulgar os candidatos escolhidos em primeira e segunda chamadas. Após esse período, haverá uma segunda etapa de inscrição com início em 20 de julho para aqueles que não foram selecionados ou não participaram da primeira fase. O calendário do processo seletivo, a ficha de inscrição e outras informações sobre o programa estão disponíveis no site do MEC.

 

 

Nenhum comentário: