terça-feira, 19 de maio de 2009

Previsão para 2009 do nosso Produto Interno Bruto.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta terça-feira (19) que o governo enviará nesta quarta ao Congresso relatório reduzindo a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009.

 

Bernardo evitou divulgar oficialmente o novo patamar de projeção de desempenho da economia brasileira, mas acabou admitindo que a nova expectativa pode ficar em 0,7%, conforme noticiado pela imprensa.


Indagado se não é pouco crescer 0,7%, Bernardo respondeu que "é muito pouco, temos que crescer 4%, mas pelo jeito vamos crescer 0,7%. Não adianta ficar chorando porque derramou o leite, temos que trabalhar para chegar ao segundo semestre com condições de ter um crescimento mais forte e acelerado". 

Previsão do governo para PIB em 2009 deve cair para 0,7%, diz Bernardo


Essa estimativa é inferior à projeção oficial do governo, que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de expansão do PIB de 2% em 2009, e menor ainda do que a estimativa do Banco Central, que consta no Relatório Trimestral de Inflação, de crescimento de 1,2%.

 

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o PIB deste ano poderá crescer de zero a 2%. No caso do BC, a autoridade monetária poderá rever sua projeção em junho, quando irá apresentar o novo relatório de inflação. 

Segundo Bernardo, "projeções para o PIB são muito difíceis em um ano como esse, mas se tivermos elementos que levem a novas revisões nas estimativas, vamos fazer".

 

Bernardo disse ainda que as reduções de impostos dadas pelo governo desde o início do ano significam uma renúncia de R$ 21 bilhões e que não estão previstas, no relatório que será enviado ao Congresso amanhã, novas desonerações. 

(Com informações da Agência Estado e do Valor Online)

Nenhum comentário: