terça-feira, 9 de junho de 2009

ESPERADA A RENÚNCIA DE WALLACE SOUZA

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa reúne às 11 horas desta terça-feira e em seguida encaminha para a Mesa Diretora parecer sobre a admissibilidade da denúncia de quebra de decoro do deputado Wallace Souza, acusado de obstruir o trabalho da polícia e se envolver com o crime organizado. O parecer será submetido ao plenário, que o aprovará ou o rejeitará por maioria simples (sete votos). Se o parecer recomendar o prosseguimento da medida, o caso vai para a Comissão de Ética. Wallace, para não correr o risco de ser cassado e perder os direitos políticos, pode renunciar nas próximas horas, ou esperar o resultado das investigações que ocorrerão na Comissão de Ética, e a decisão do plenário.


O presidente da Assembléia Legislativa, Belarmino Lins, decidiu encaminhar à Comissão de Constituição, Justiça e Redação a análise da admissibilidade da quebra de decoro do deputado Wallace Souza.

O parecer da corregedoria da Casa, chancelado por um dossiê de 700 páginas, encaminhado a Aleam pelo Procurador Geral de Justiça, Otávio Gomes, indicando que Wallace faltou com o decoro, foi entregue ao deputado Sinésio Campos, presidente da CCJ, que marcou para as 11h desta terça-feira a reunião da Comissão. Sinésio anunciou que dessa reunião sairá o parecer indicando ou rejeitando a admissibilidade da quebra de decoro de Wallace. “Vamos reunir e escolher um relator, mas daremos o parecer amanhã mesmo”, garantiu.

O parecer da CCJ será levado ao plenário para votação. Se aprovado o prosseguimento do processo de investigação, o caso vai para a Comissão de Ética.

É aqui que terão início as investigações de fato, com a abertura de prazo para a defesa do deputado, para a acusação e as testemunhas que serão arroladas. Não será um processo simples nem rápido, mas nesta fase o deputado Wallace Souza não poderá renunciar para garantir os direitos políticos. Mas permanecer até o fim não o livra do risco da cassação ou de ser preso.



Nenhum comentário: