quinta-feira, 19 de março de 2009

Dicas de Saúde Pública, melhor prevenir do que remediar!!!



  • AIDS
    O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um retrovírus que infecta as células do sistema imunológico humano, destruindo ou deteriorando sua função. Nas primeiras etapas da infecção, a pessoa não apresenta sintomas. Porém, à medida em que a infecção progride, o sistema imunológico se enfraquece, e a pessoa torna mais suscetível às chamadas infecções oportunistas. A etapa mais avançada da infecção pelo HIV é a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Uma pessoa infectada pelo HIV pode levar entre 10 e 15 anos para para contrair a AIDS; os medicamentos anti-retrovirais podem desacelerar o processo ainda mais. O HIV é transmitido através de relações sexuais sem proteção (anal ou vaginal), transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de agulhas contaminadas, e entre uma mãe e seu lactente durante gravidez, parto e amamentação. Fonte: http://www.who.int/topics/hiv_infections/en/ (ocultar)
  • DST
    As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são infecções transmitidas principalmente através do contato sexual de pessoa para pessoa. Há mais que 30 diferentes bactérias, vírus e parasitas sexualmente transmissíveis. As infecções mais comuns são gonorréia, infecção clamidial, sífilis, tricomoníase, cancro brando, herpes genital, verrugas genitais, infecção por HIV e hepatite B. Várias infecções, em particular a infecção pelo HIV e a sífilis, também podem ser transmitidas de mãe para filho durante a gravidez e parto, e através de produtos do sangue e transferência de tecidos. Fonte: http://www.who.int/topics/sexually_transmitted_infections/en/ (ocultar)
  • Hepatite
    A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causado por uma infecção viral. Há cinco principais vírus de hepatite, denominados tipos A, B, C, D e E. As hepatites A e E são normalmente causadas por ingestão de alimentos ou água contaminada. As hepatites B, C e D ocorrem geralmente como resultado do contato parenteral com fluidos infectados (por exemplo, transfusões de sangue ou procedimentos médicos invasivos usando equipamento contaminado). A hepatite B é também transmitida pelo contato sexual. Os sintomas da hepatite incluem icterícia (amarelecimento da pele e olhos), urina escura, fadiga extrema, náusea, vômitos e dor abdominal. Fonte: http://www.who.int/topics/hepatitis/en/ (ocultar)
  • Vacinas
    Suspensões de microrganismos mortos ou atenuados (bactérias, vírus, fungos, protozoários, ou rickettsiae), proteínas antigênicas derivadas deles ou construções sintéticas, administradas para a prevenção, melhora, ou tratamento de infecções e outras doenças. Fonte: http://www.who.int/topics/vaccines/en/ (ocultar)
  • Saúde Bucal
    Saúde bucal é um estado de ser livre de dor bucal e facial crônica, do câncer bucal e da garganta, feridas orais, defeitos congênitos como lábio leporino, periodontite, cáries dentárias, perda de dentes, e outras doenças e transtornos que afetam a cavidade bucal. Os fatores de risco para doenças bucais incluem dieta insalubre, tabagismo, uso excessivo de álcool e falta de higiene oral. Fonte: http://www.who.int/topics/oral_health/en/ (ocultar)
    Câncer da boca
  • Tabagismo
    Os produtos de tabaco são feitos com folhas de tabaco, para serem fumados, chupados, mastigados ou aspirados. Todos contêm o ingrediente psicoativo que causa alto grau de dependência, a nicotina. O consumo de fumo é um dos principais fatores de risco para várias doenças crônicas, incluindo o câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. Apesar disso, é consumido em todo o mundo. Vários países possuem uma legislação que restringe a publicidade do tabaco, e que regulamenta quem pode comprá-lo, consumi-lo, e onde podem fumar. Fonte: http://www.who.int/topics/tobacco/en/ (ocultar)
  • Nenhum comentário: